Projeto "O CINEMA DO MEU BAIRRO"

Com alegria postamos aqui abaixo os vídeos que resultaram do processo de dois meses de oficinas
de audiovisual, dentro do projeto . "O Cinema do Meu Bairro" Estamos agora em fase de finalização
de nosso DVD, que terá uma tiragem de 300 cópias para distribuição gratuita.
 Até já e boa sessão!



Veja mais videos produzidos pelos participantes aqui.


Exibição dos curtas coma presença de todos os participantes, vizinhança e amigos!



Estamos agradecidos!





No dia 02 de outubro às 19h, faremos a projeção do resultado final das oficinas "O Cinema do Meu Bairro". Apesar do pouco tempo, conseguimos realizar uma rica introdução ao processo de produção de um documentário, adaptando a teoria à nossa realidade e criando uma maneria própria de produção.


Ocupamos inicialmente a Casa 15 Mistérios e tivemos aulas introdutórias de roteiro e pesquisa com Edson Bastos, fotografia com Leonardo Abreu, montagem com Everton Santos e diversas sessões de cinema seguidas de conversa sobre o filme, desse processo participaram ainda Luis Parras, Daniel Vilasboas e Renata Souto Maior.


Nesse sentido, a Coordenação Pedagógica de Claudia Hora e dos estagiários Mayara Carvalho, Aline Veloso e Franklin Marques, foi elemento fundamental para o desenvolvimento da identidade do grupo, cuidando dos indivíduos para que o coletivo estivesse forte, coeso, desarmado e amorosamente pronto para "atuar"na vida, empoderando-os de liberdade, conhecimento e encantamento.


Nas últimas duas semanas nos ocupamos em editar nossos pequenos docs e estamos aprendendo com o GIA/Casa 7  a fazer nosssa mídia tática, através de técnicas artesanais de produção gráfica, com auxílio luxuoso de Flávio Flos e Paula Carneiro, amigos, artistas e moradores do bairro que deverão no futuro imediato realizar uma nova experiência de compartilhamento, o Laboratório de Corpo e Stop-Motion, a ser realizado na Baluarte7.


Produzimos frases, cartazes, revelamos telas de serigrafia, pintamos um mural na Praça dos 15 Mistérios, enfim, ações que divulgassem o evento da projeção dos nossos documentários aliando a democratização do audiovisual ao estímulo à liberdade de expressão e à inervenção ambiental.


A Sociedade de Cinema do Santo Antônio está agradecida de coração a todos os parceiros e apoiadores que prontamente vieram particpar por acreditarem na força transformadora do compartilhamento de informações e ferramentas artesanais, anlógicas e digitais.


O agradecimento vem em forma também de celebração. Celebração de um tempo de trocas que já vem se desenvolvendo ao longo de anos em que a malha criativa do Santo Antônio Além do Carmo vem sendo tecida por mãos diversas, sendo construida por diversos olhares, por gente nova e por seus primeiros moradores, por gente que nasceu aqui, ali e acolá, por gente que veio e foi embora, por gente que veio e ficou, por toda a gente.


Um abraço fraterno,


SCISA

Sociedade de Cinema do Santo Antônio